Parada gay começou nos EUA há mais de 40 anos!
Uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levou 2.000 manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano.
Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.
No Guarujá a primeira Parada Gay aconteceu hoje _ 09/09/2012.
Fora alguns problemas de organização ou da falta dela, foi muito legal. As pessoas que estavam lá em sua maioria não eram do chamado grupo LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transformistas, eram simpatizantes e curiosos, que diga se passagem não discriminaram, muito pelo contrário. Nossa cidade mostrou que tem um povo muito solidário, tinha gente ali que não tem Gays na família e compareceram.
O atraso foi de mais de duas horas o que quase fez a Parada ficar parada mesmo! As ruas não estavam interditadas completamente, havia apenas uma viatura da Guarda Municipal, o Caminhão se som era improvisado (não um trio elétrico apropriado à estes eventos), a chuva acabou caindo, mesmo assim tinha mais de mil pessoas e faltou tocar It's Raining Men, que é a música oficial de todas as paradas no mundo!!
Registro a participação do Fernando Santos e da dedicação do Fabio Shevanni, que como podem ver na foto e verão nas filmagens se saiu muito bem de gorgo Boi...piadas à parte ressalto mais uma vez a importância do evento e da luta pelo fim de toda discriminação banal.
Todos merecemos receber e oferecer respeito em qualquer hora, em qualquer lugar.
No mais parabéns a idealizadora do evento, foi só o primeiro, né?
Um comentário:
Faltou também a música PAGÚ - gravada pela Maria Rita e outras que pode ser considerada a música de TODAS as mulheres determinadas, incluindo as Lésbicas.
Me perguntaram em casa porque levei meu filho de 10 anos a resposta foi simples: "ele deve aprender a respeitar as diferenças, apenas isso".
Quanto a não fazer campanha, também não fiz, nem fui com camiseta de partido, parabenizo os candidatos que souberam se comportar como cidadãos e não como famigerados desesperados por votos. Mal sabem que o cidadão de hoje é pensante, por mais que pareça o contrário.
Postar um comentário