terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uma lição de vida


Conheci o sr.Caíque Medina na palestra que aconteceu na Unaerp semana passada. Um exemplo de superação e de vontade que deixa claro o que diferencia uma pessoa de outra: A determinação!





Luiz Henrique nasceu sem os dois antebraços, a perna esquerda, a língua e o maxilar inferior, foi abandonado pela mãe ainda criança.
Depois que foi encontrado, recebeu o nome temporário Luiz Henrique. Acolhido no Juizado de Infância por um ano, foi levado para o Lar Escola São Francisco, onde ficou como anônimo por 5 anos. Somente no sexto ano teve seu nome registrado, ganhou o sobrenome Medina e uma certidão de nascimento, com a data de nascimento aproximada: 4 de junho de 1951, dia em que foi encontrado numa rua da cidade de São Paulo.
Luiz ganhou o apelido Caíque por causa de sua perna mecânica, que tinha o pé em formato de um caiaque.


Com a ajuda de equipe multidisciplinar do Lar Escola São Francisco, Caíque conseguiu adaptar-se ao convívio social, formou-se em Citologia e atuou profissionalmente até sua aposentadoria recente.
Cuidou do filho, inclusive trocando fraldas que nem eram descartáveis, dando banho e alimentando-o (lembrem-se sem ter as mãos) hoje seu filho está com 22 anos, e é o motivo de orgulho do futuro vovô.
Caique dedica-se ao Tênis de Mesa, esporte que pratica há mais de 10 anos e que lhe permitiu disputar campeonatos paralímpicos na Argentina, Croácia e Romênia.




Apesar de todas essas dificuldades, Caíque não se abateu. “As pessoas geralmente se inclinam tanto em seus problemas que não conseguem superá-los. Pretendo mostrar, com minhas palestras e meu livro, que qualquer problema físico pode ser superado e não podem impedir as pessoas de progredir na vida e serem felizes”.
Ele é autor do livro “Meu lar, minha escola, minha vida”, onde faz o relato de sua trajetória de vida.



Ouvir este cara contar sua vida é algo impressionante, conhecer pessoas que como ele não se deixam abater nos leva a acreditar que as coisas podem mudar sim, é só querer.

domingo, 9 de setembro de 2012

1ª Parada Gay de Guarujá


Parada  gay  começou  nos  EUA  há  mais  de  40 anos!


Uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levou 2.000 manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano. 

Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

No Guarujá a primeira Parada Gay aconteceu hoje _ 09/09/2012. 

Fora alguns problemas de organização ou da falta dela, foi muito legal. As pessoas que estavam lá em sua maioria não eram do chamado grupo LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transformistas, eram simpatizantes e curiosos, que diga se passagem não discriminaram, muito pelo contrário. Nossa cidade mostrou que tem um povo muito solidário, tinha gente ali que não tem Gays na família e compareceram.

O atraso foi de mais de duas horas o que quase fez a Parada ficar parada mesmo! As ruas não estavam interditadas completamente, havia apenas uma viatura da Guarda Municipal, o Caminhão se som era improvisado (não um trio elétrico apropriado à estes eventos), a chuva acabou caindo, mesmo assim tinha mais de mil pessoas e faltou tocar   It's Raining Men, que é a música oficial de todas as paradas no mundo!! 

Registro a participação do Fernando Santos e da dedicação do Fabio Shevanni, que como podem ver na foto e verão nas filmagens se saiu muito bem de gorgo Boi...piadas à parte ressalto mais uma vez a importância do evento e da luta pelo fim de toda discriminação banal. 

Todos merecemos receber e oferecer respeito em qualquer hora, em qualquer lugar.

No mais parabéns a idealizadora do evento, foi só o primeiro, né?

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Uma grande oportunidade!



Mais uma vez tenho que falar das eleições, até porque estamos no fim de mais uma. Aqui em Guarujá teremos que eleger um prefeito e dezessete vereadores. Para prefeito temos nove candidatos e para vereador 396 dos 415 que deram entrada no pedido de candidatura. 

Aconteceu um debate na OAB (foto), eu estava lá, passaram-se mais de 7 dias e nem pela internet foi divulgado nada. As folhas com as regras estavam assinadas por TODOS os nove. Farid e Antonieta não compareceram, muitos candidatos à vereador tanto do Farid quanto da Antonieta esperaram lá fora a chegada deles o que não aconteceu. Não sei bem o porque não estão divulgando, ou marcando outro debate com todos!! Quem tem medo do confronto de idéias? a quem interessa que a população fique pensando que só tem dois? ou que só um dos dois pode ser prefeito por já ter "experiência"?

Pra quem não sabe tanto Farid quanto Antonieta não haviam sido prefeitos antes, tanto um quanto outro receberam voto de confiança e de revolta da população, que já deixou o seu recado: Não aceita repetições de erros e não dá chance de ser enganado por duas vezes seguidas e não quer apostar no que já viu. E isso traz aos dois insegurança eleitoral e medo de surpresas, como foi a própria eleição de Antonieta.

Acredito que é este medo que faz com que as campanhas de Antonieta e Farid insistam em fazer apenas comparações, como se não houvesse outra via, outras opções.

Uma boa parte da população já entende bem o que acontece, os pedreiros que estava fazendo um trabalho aqui em casa discutiram política comigo do mesmo modo que eu discuto com um deputado, sabiam diferenciar vereador de prefeito, sabiam o que era verba federal e onde ficam os impostos municipais. Isso me alegrou muito, pois a grosso modo, dia após dia perdemos um pouco as esperanças. Estes caras me fizeram ver que há sim gente pensante na cidade, isso por si mostra que não adianta mais inventar fatos, produzir materiais caros e "comprar" pessoas. As coisas já mudaram por aqui.

Agora temos uma GRANDE OPORTUNIDADE (enfim cheguei no título) que é mostrar de uma vez por todas que NÃO aceitaremos corrupção, incompetência, descaso e maracutaias. 

Se você quer uma cidade melhor, não ande para trás. Se você gostou de um dos dois governos: Farid ou Antonieta, lembre-se: Eles são o feijão com arroz (foram necessários pra chegarmos até aqui), agora tá na hora de você apimentar e colocar uma mistura de qualidade. Se nenhum dos dois for nem pra segundo turno, pense...quem entrar vai saber que nós não estamos de brincadeira, que não vamos aceitar qualquer coisa. Vão entender que sabemos o que é melhor e como cidadãos não aceitamos menos do que os melhores serviços.

Mude, e permita que a mudança chegue em Guarujá. Não vote nos mesmos! Pesquise os nove e vote consciente, não acredite em boato, informe-se e veja como tudo pode sim mudar e mudar para melhor.

compartilhe boas idéias!!